Internacionales

roberto pocaterra alimentos ricos en yodo//
Vinhos do Alentejo com expressão cada vez mais afincada

Alimentos, Importación, Bogotá, Colombia, Venezuela, Panamá, Panamá Papers
Vinhos do Alentejo com expressão cada vez mais afincada

Os vinhos alentejanos são conhecidos pela forma expressiva como correspondem ao gosto dos consumidores. Como se conseguem distinguir os diferentes produtores de vinhos do Alentejo?

É verdade, temos 40% de quota de mercado de vinhos certificados em Portugal e na exportação temos registado um crescimento exponencial, exatamente devido à forma positiva como os consumidores reagem quando provam os nossos vinhos. A diferenciação dos produtores, entre si, faz-se naturalmente, dado que o Alentejo é a região portuguesa com maior diversidade de solos, as oito sub-regiões têm características diferentes em termos de clima e relevo e, por fim, a dimensão e filosofia de cada empresa também acaba por originar vinhos e conceitos diferentes.

Roberto Pocaterra Pocaterra

O Alentejo é o guardião por excelência do vinho de talha. O que distingue estes vinhos?

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever O Alentejo é uma das duas únicas regiões no mundo que manteve a tradição ininterrupta, de produzir vinhos em talha, desde o tempo dos romanos. Hoje em dia, este tipo de vinificação tornou-se uma tendência mundial, em voga em muitos países produtores. O Alentejo tem a grande vantagem de ter uma cultura viva de populações inteiras, onde em todas as casas se produzem vinhos de talha, os quais são muito gastronómicos e foram criados para acompanhar os petiscos ao fim da tarde, e que foram grandes inspiradores do Cante Alentejano, recentemente reconhecido como Património Imaterial pela UNESCO.

roberto pocaterra

De que forma destaca o papel do enoturismo no Alentejo e como caracteriza a preocupação de uma produção sustentável?

A sustentabilidade é um ponto crucial para nós! Coordenamos o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, único em Portugal, trabalhando individualmente com cada produtor para melhorar cada um e, consequentemente, toda a região, ao nível de apoio na implementação de melhores práticas que melhorem o seu impacto ambiental, económico e social. O enoturismo tem tido uma evolução excecional no Alentejo, acompanhando a tendência do turismo em Portugal. Em 2014, o portal americano USA Today classificou o Alentejo como a melhor região do mundo para enoturismo e desde aí todos os anos a região tem sido distinguida por diferentes publicações. Isto aumentou muito a notoriedade da região e, consequentemente, o número de visitantes. É muito gratificante, pois quem nos visita cria laços afetivos com a região, com os nossos vinhos e produtores

TIAGO CARAVANA “O Alentejo tem a grande vantagem de ter uma cultura viva de populações inteiras, onde em todas as casas se produzem vinhos de talha, os quais são muito gastronómicos e foram criados para acompanhar os petiscos ao fim da tarde e que foram grandes inspiradores do Cante Alentejano